Karatê

Karatê-Do Tradicional de Okinawa

Okinawa Karatê-Do  é um termo utilizado para diferenciar o Karatê de Okinawa e o Karatê da ilha principal do Japão. Isto porque o karatê do Japão acabou tornando-se muito mais um esporte do que uma arte tradicional. Os Mestres de Okinawa estão tentando salvar o verdadeiro e tradicional Karatê-Do e ensiná-lo da forma que sempre foi ensinado desde o início na sua terra natal.





O Okinawa Karatê-Do está concentrado na prática do kata, quando você pratica Okinawa Karatê-Do você vai bater, chutar ou agarrar o corpo do seu oponente, por outro lado, a regra do Karatê hoje não aceita tal prática, ou seja, você tem que parar o ataque antes de atingir o corpo do oponente, buscando somente o ponto perfeito para tornar-se campeão, não tendo a preocupação da técnica perfeita e eficaz.

No Okinawa Karatê-Do você vai praticar também o Kobudo tradicional, ou seja, a prática com armas tradicionais utilizadas pelos antigos camponeses okinawanos e todos os Mestres e Karatecas que o praticam se orgulham por isso, por praticarem o Karatê Tradicional.




O Okinawa Karatê-Do está dividido em vários estilos e pode ser encontrado em mais de 60 países. Todos aqueles que são amantes desta arte, querem visitar Okinawa pelo menos uma vez na vida, e este é realmente o maior sonho de qualquer karateca. Todo ano milhares de praticantes visitam Okinawa com o objetivo de aprender o verdadeiro karatê em sua terra natal.



Os Dojos são salas de treinamentos geralmente pequenas, algumas ainda realmente muito pequenas e estão localizadas nas casas dos Mestres, tendo um princípio de treinamento totalmente diferente do que alguns ocidentais chamam de academia, pois Dojo não é academia, mas sim sala onde se pratica o caminho com filosofia, assim tornando-se um caminho de vida.



 Exemplos de escolas e estilos de Okinawa Karatê-Do:Goju-ryu, Uechi-ryu, Motobo-ryu, Shogen-ryu, Ryu Ei-ryu e Shorin-ryu. Sua filosofia e estilo são diferentes do Karatê (esporte) japonês.





  
Diversos Estilos do Karatê de Okinawa


Okinawa karatê antigamente era chamado de "Te". É divido em três diferentes estilos ou Ryu-Ha, chamados: Shuri-Te, Naha-Te e Tomari-Te. Os estudantes aprendiam somente um dos estilos com seus respectivos Mestre.

No entanto, os alunos mais talentosos tentaram aprender outros estilos. Quando praticavam vários estilos, encontravam os seus próprios métodos de treinamento e alguns deles criaram seus próprios estilos.

"Shorin-ryu" por Choshin Chibana, “Uechi-ryu” por Kanbun Uechi e “Goju-ryu” por Chojun Miyagi, são os maiores estilos do Okinawa Karatê. Estes três estilos foram muito bem estudados e desenvolvidos por grandes Mestres.

Alguns outros estilos foram criados, porém não tiveram continuidade e se extinguiram antes de saírem de Okinawa.